VEREADORA DE ÁGUA DOCE RECEBE TROFÉU DE DESTAQUE NACIONAL

Publicado em 03/05/2022 às 10:10 - Atualizado em 03/05/2022 às 10:10

Na noite do dia 28 de abril de 2022 a Vereadora Paula Cristina Mendes Gatelli recebeu o prêmio "TROFÉU DESTAQUE NACIONAL" da União dos Vereadores do Brasil, em Brasília-DF, com o projeto que dispõe sobre a INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO POLÍTICA NO CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ÁGUA DOCE, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), VISANDO À FORMAÇÃO CIDADÃ DOS INDIVÍDUOS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS, o qual apresentou na XXI Marcha dos Vereadores e Vereadoras, representando o Legislativo Municipal de Água Doce/SC.

O Projeto de Lei Parlamentar propõe a implementação da referida temática nas instituições de ensino, com o intuito de repassar às crianças e aos jovens a ideia do que é política e suas implicações em sociedade, além de aguçar a capacidade de iniciativa de cada um, independente da disciplina na qual o conteúdo será ministrado, pois tais premissas devem servir para desenvolver os alunos como um todo.

Para fins de interpretação da presente lei, o objetivo da educação política é fornecer ferramentas para a cidadania ativa e, assim, empoderar pessoas, grupos e comunidades para atuarem em seus territórios, sobretudo ensinando competências essenciais para a convivência em sociedade, capacitando a nova geração para o pleno exercício de sua cidadania, por meio de formações que incentivem a liderança e o compromisso com a democracia, reconhecendo e valorizando seus direitos e deveres.

Os projetos apresentados foram analisados por uma comissão julgadora, que selecionou os 39 melhores projetos de Vereadores e Vereadoras de todo Brasil, e tem como objetivo destacar os projetos de Lei que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, implementando políticas públicas essenciais para a sociedade.

Em sua fala, a Vereadora agradeceu "sou grata pela oportunidade e me sinto honrada em poder representar o município de Água Doce/SC, tendo este projeto reconhecido nacionalmente como referência aos mais de 4 mil Vereadores e Vereadoras do país inteiro".

Paula destacou ainda que acredita que as políticas públicas podem fazer a diferenças para futuras gerações.

Também participaram da XXI Marcha os Vereadores Ito Tonial e Evandro Carlos Zanatto.