Vacinação contra a Gripe termina no primeiro dia em Água Doce

Publicado em 24/03/2020 às 23:41 - Atualizado em 24/03/2020 às 23:41

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influênza (Gripe), teve início nesta segunda-feira (23) em todo o país.

Idêntico a outros municípios do Estado, em Água Doce devido a grande procura por parte dos grupos prioritários (idosos e profissionais da saúde), o primeiro lote acabou no primeiro dia da campanha.

A previsão repassada pela Secretaria Estadual da Saúde, é que novo lote das vacinas chegue no município nesta sexta-feira, dia 27.

A Secretaria Municipal da Saúde e Promoção Social de Água Doce realizará uma divulgação oficial quando as novas doses chegarem, haja vista que as doses serão enviadas pelo Governo do Estado.

Após o recebimento das vacinas, uma nova data será definida para a retomada da Campanha de Vacinação contra a Gripe.

Este ano a campanha foi iniciada com um mês de antecedência, em comparação com anos anteriores. O objetivo é reduzir a sobrecarga do sistema de saúde, para que possa ser priorizado eventuais atendimentos voltados ao coronavírus.

O que diz a Secretaria de Estado da Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) informa que recebeu na segunda-feira, 23, uma nova remessa com 156 mil doses da vacina contra a influenza (gripe). Essas doses serão colocadas pelo Estado à disposição das regionais de saúde a partir do dia 24 de março. No dia 16 de março, já havia sido recebido um lote de 306 mil doses que foram distribuídas aos municípios.

Como o Ministério da Saúde não envia o quantitativo total de vacinas de uma só vez, foram registradas faltas pontuais de doses em alguns municípios. O envio será feito por meio de remessas ao longo da Campanha de Vacinação.

É importante ressaltar que não haverá falta de vacina para a população pertencente aos grupos prioritários, que são: idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; professores de escolas públicas e privadas; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; adultos de 55 a 59 anos de idade; e pessoas com deficiência física, visual, auditiva, múltipla, intelectual e mental.

Em Santa Catarina, o público alvo para vacinação é de 2.271.314 pessoas. Ao todo, o estado receberá cerca de 2.570.800 doses, tendo em vista que crianças vacinadas pela primeira vez vão receber duas doses, com um intervalo mínimo de 30 dias entre elas.