Novembro Azul é comemorado no município de Água Doce

Publicado em 28/11/2019 às 15:31 - Atualizado em 28/11/2019 às 16:52

Equipe que se empenhou nos atendimentos Baixar Imagem

No dia 17 de Novembro se comemora o dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata. No calendário nacional de prevenção, “Novembro Azul” é o mês de referência de cuidados com a saúde da população masculina.

O objetivo da campanha é promover uma mudança de paradigma em relação à ida do homem ao médico, para realizar exame preventivo de câncer de próstata.

No Brasil, esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e tem como agravo a não manifestação de sintomas até que a doença esteja em estágios avançados, resultando em chances de cura reduzidas. Por outro lado, a detecção precoce aumenta as chances de cura para 90%. Isso mostra que o diferencial no prognóstico dessa, e de tantas outras patologias, é o estágio da doença no momento em que o diagnóstico é realizado.

O exame médico de prevenção deve ser realizado anualmente por todos os homens com idades a partir de 50 anos (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família). É um procedimento rápido e consiste no toque retal para verificação de alteração no tecido da próstata. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

São fatores de risco para desenvolver câncer de próstata: idade avançada (65 anos ou mais em cerca de 65% dos casos); histórico da doença na família; ser da raça negra (maior incidência); hábitos alimentares inadequados, à base de gordura animal e pobre em frutas, verduras, legumes e grãos; sedentarismo e obesidade.

A adoção de hábitos saudáveis, como uma boa alimentação e a prática regular de atividade física podem ser favoráveis e aumentar a sobrevida dos indivíduos. Há estudos indicando que o consumo de alimentos ricos em vitaminas como A, D e E, minerais como o selênio, e compostos bioativos como os carotenoides presentes em frutas e vegetais de cor alaranjada, vermelha ou amarela (tomate, cenoura), além das leguminosas (feijão, ervilha), são componentes da dieta que têm efeito protetor.

Para diagnosticar precocemente os casos, é preciso romper com o preconceito que atrapalha a prevenção e incutir nos homens a importância da conscientização e informação sobre o tema. É fundamental que os homens estejam atentos a sua saúde e sinais do organismo para observarem qualquer alteração e sintomas, e não hesitarem em procurar um médico para esclarecer dúvidas e realizar o exame anual de prevenção.

Para marcar a data, foi realizado no município de Água Doce um dia de atendimento única a exclusivamente aos homens. Na oportunidade aproximadamente 180 se fizeram presentes para receber os cuidados necessários por parte da Secretaria da Saúde e Promoção Social, além de terem passado momentos agradáveis se envolvendo em algumas brincadeiras, dentre elas a pesca e o chute no pneu.

“Ficamos felizes com a participação expressiva dos homens de nosso município nesse dia em que comemoramos o Dia Nacional de Combate ao Câncer através do Novembro Azul”, resumiu a secretária da Saúde e Promoção Social, Marli Guerreiro, que fez questão de agradecer os funcionários que se empenharam para bem atender aos homens que se fizeram presentes.