6ª edição do “Arte da Casa: Feira de arte e artesanato” supera mais uma vez as expectativas

Publicado em 21/11/2019 às 15:05 - Atualizado em 21/11/2019 às 15:09

A Prefeitura de Água Doce através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo promoveu nos dias 2 e 3 de novembro a 6ª edição do evento “Arte da Casa: Feira de arte e artesanato”.

A ação teve o objetivo de valorizar e incentivar o artesanato local, ao tempo que, promover os artesãos do Município, possibilitando a esses a divulgação do seu trabalho, e, consequentemente, incremento na renda através da venda dos produtos.

Com o intuito de destacar um segmento importante da arte e do artesanato água-docense, escolheu-se como temática para essa edição a "arte em papel". Na oportunidade, o visitante pode conhecer diversas formas de utilização da matéria-prima em peças utilitárias e decorativas.

Ainda como forma de enaltecer o tema, a feira trouxe como novidade nesse ano a oficina de Scrapbook, oportunidade em que os visitantes puderam confeccionar um porta-retrato feito em papel. A oficina foi ministrada pela professora Neidete Espíndola Barbosa e trouxe destaque a um dos cursos atualmente oferecidos pela Casa da Cultura Maria Imaculada Brunner Beal.

A 6ª “Arte da Casa” iniciou sua programação no dia 30 de outubro, com a realização da palestra “Carteira nacional do artesão e valorização de sua arte” ministrada por Jéssica Dayane A. da Silva. Na oportunidade, foram destacados os principais benefícios obtidos com esse documento, bem como, dicas para aperfeiçoar o trabalho artesanal e incrementar as vendas.

A feira teve sequência nos dias 2 e 3 de novembro com a exposição e venda de arte e artesanato, realizada no Pavilhão da Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz. O evento teve entrada franca e contou também com o sorteio de brindes aos visitantes, decoração alusiva ao tema e a comercialização de lanches e produtos da Cooperativa Água-Docense de Pequenos Produtores Artesanais (Coappa).

Participaram do evento 25 expositores - todos residentes no município de Água Doce - os quais estiveram apresentando uma vasta gama de produtos artesanais desenvolvidos com materiais e técnicas diversas.

Um grande público prestigiou os dois dias de feira, sendo esse, visitantes de treze municípios da região. A movimentação econômica ocorrida no período foi de R$ 19.132,00, sendo que a mesma teve um incremento de 11,22% em relação ao evento do ano anterior.

De acordo com Oélinton Luís Ferreira Hartcopf, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, “a ação superou mais uma vez as expectativas da organização em relação à movimentação econômica, e principalmente público, oriundo de vários Municípios da região”.

Para o secretário, a 6ª edição da “Arte da Casa” sagrou Água Doce como uma referência no segmento de artesanato na região, superando os objetivos iniciais propostos.

DADOS GERAIS:

. Movimentação econômica: R$19.132,00 (incremento de 11,22% em relação ao ano de 2018).

. Investimento da Prefeitura: R$4.387,00.

. Origem dos visitantes (13 municípios de Santa Catarina e Paraná):  Água Doce, Catanduvas, Florianópolis, Herval d’Oeste, Ibicaré, Joaçaba, Luzerna, Paranavaí/PR, Santa Cecília, São Miguel d’Oeste, Treze Tílias, Urupema e Videira.