Coleta seletiva do lixo terá início no dia 1º de agosto em Água Doce

Publicado em 11/07/2019 às 16:17 - Atualizado em 11/07/2019 às 16:22

Depois de um trabalho incansável por parte da Administração Municipal de Água Doce, o serviço de coleta seletiva de lixo será implantado na cidade a partir do dia 1º de agosto.

O prefeito Antônio Bissani disse que num primeiro momento, era para a coleta acontecer no início deste ano, “mas devido a alguns ajustes que foram realizados, quero comunicar a todos que o serviço terá início no próximo mês”, falou Bissani.

“Desde que assumimos a administração, tínhamos a intenção de implantarmos esse importante serviço à população, e isso acabou se efetivando a partir de agora com a contratação através de licitação da empresa T.O.S (antiga Tucano) que fará a coleta seletiva duas vezes na semana, ou seja, nas quartas e sábados a partir das 2 horas da tarde”, frisou o prefeito.

Folders com orientações gerais sobre a forma que acontecerá a coleta seletiva foram distribuídos na cidade, para sanar as dúvidas da população, como por exemplo quais os tipos de resíduos que fazem e não fazem parte da coleta dos recicláveis.

Dentre as observações por parte da empresa T.O.S que fará o serviço, está a não realização da coleta dos resíduos recicláveis caso sejam depositados em dia não previsto, ou seja, fora da quarta ou sábado.

Os resíduos recicláveis devem ser colocados em sacos devidamente fechados em embalagens de até 50 litros. Os vidros quebrados e materiais cortantes devem ser embalados em garrafas pet ou em caixas de papelão para não machucar os funcionários que realizam a coleta.

Resíduos recicláveis (papéis, plásticos, vidro, metais e isopor) que estejam contaminados com resíduos orgânicos perde seu valor e não poderá ser reciclado.

Concluindo, Antônio Bissani destacou o projeto realizado pelo Centro Educacional Municipal Frei Silvano denominado “Verde é Vida”, que também tem por objetivo importante, a conscientização das crianças na separação do lixo, “pois todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem como o uso comum e essencial à uma sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defender e preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações”.

O prefeito confirmou que além da coleta seletiva de lixo, a empresa T.O.S irá colaborar com o trabalho de conscientização da população, juntamente com o apoio do Grupo de Escoteiro “Vento Minuano”.

Reafirmando que a coleta do lixo orgânico continuará sendo realizada no município de Água Doce nas segundas, quartas e sextas-feiras.