Caminhada Ecológica “Água Doce 61 anos” tem itinerário oficial definido

Publicado em 11/07/2019 às 15:05 - Atualizado em 11/07/2019 às 15:09

Percurso desse ano terá 10 quilômetros Baixar Imagem

Aconteceu no início deste mês de julho, o teste oficial para a definição do itinerário da Caminhada Ecológica “Água Doce - 61 anos”. O evento está na sua quinta edição e será realizado em comemoração ao aniversário de emancipação político-administrativa de Água Doce.

A ação tem o objetivo de proporcionar o contato com a natureza, da mesma forma que, oportunizar à comunidade local e regional a apreciação das inúmeras belezas situadas no território do Município.

O Distrito de Herciliópolis foi a comunidade escolhida para a realização da caminhada de 2019, que conta com um percurso total de 10 quilômetros e duração de aproximadamente 4 horas.

Paisagens de grande beleza cênica e locais de interesse histórico-cultural serão a marca dessa edição. A atividade possibilitará contemplar cenários diversos como trechos de mata, campo nativo e áreas de lavoura e pastagem. No caminho, será possível avistar pontos como o pousinho do Monge João Maria, o cemitério antigo da comunidade, bem como, o cemitério atual, local onde encontra-se sepultado o Tropeiro Horácio de Oliveira Lima. O término do percurso ocorrerá na sede do Distrito de Herciliópolis, junto a Capela de Nossa Senhora Aparecida, local que abriga a água abençoada pelo Monge João Maria.

O evento acontecerá no dia 20 de julho, sábado, com concentração e saída para o ponto de início do roteiro às 11h30min, em frente à Prefeitura de Água Doce. Haverá transporte para os participantes até o Distrito de Herciliópolis.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas somente no dia da caminhada, das 10h às 11h30min, na Prefeitura de Água Doce. Podem participar pessoas residentes ou não no Município, com idade mínima de 12 anos. O trajeto da caminhada é considerado como nível “moderado”, com esforço físico significativo, exigindo que os participantes apresentem as condições necessárias para a atividade.

A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Água Doce, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o Centro de Educação Profissional Professor Jaldyr Bhering Faustino da Silva - Cedup. O evento conta com o apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e do Corpo de Bombeiros Militar de Água Doce.

Texto e fotos: Departamento de Turismo