---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Agricultores de Água Doce visitam propriedade de leite à base de pasto em Ibiam

Publicado em 04/10/2018 às 09:55 - Atualizado em 04/10/2018 às 09:55

Propriedade em Ibiam é exemplo Baixar Imagem

No dia 20 de setembro um grupo de agricultores de Água Doce participou de uma excursão ao município de Ibiam, para conhecer o trabalho de produção de leite realizado naquela cidade. Na ocasião foram visitadas duas propriedades que tem como principal atividade econômica, a pecuária de leite.

Na visita os agricultores conheceram propriedades diferentes em termos de tamanho, sendo uma com área de 4 hectares e outra de 12 hectares. Apesar da diferença no tamanho, as duas trabalham sob o mesmo sistema de produção e tem alcançados altos índices de desempenho produtivo e principalmente econômico.

As propriedades tem como princípios básicos a produção de leite a base de pastos perenes de verão, com sobressemeadura de aveia e azevém no inverno. As pastagens são divididas em piquetes dimensionados para atender a demanda diária de pasto das vacas leiteiras.

Outra característica importante do sistema visitado, é a oferta de água em todos os piquetes e a presença de árvores nas pastagens, as quais oferecem sombra e abrigo aos animais além de embelezar a propriedade.

Perguntado se voltaria a trabalhar como antes, sem os piquetes e as pastagens perenes, o agricultor Eder Balen, um dos anfitriões da visita, foi categórico ao afirmar que não voltaria atrás e disse que se arrepende por não ter modificado seu sistema antes. “Se tivesse feito os piquetes mais cedo, hoje estaria ainda melhor”.

A excursão foi recebida pelo técnico da Epagri de Ibiam, o engenheiro agrônomo, João Luiz Ricciardi e pelo veterinário da prefeitura, Célio Lucas Ramos, grande parceiro e apoiador do projeto de pecuária da Epagri.

Participaram da excursão os produtores de leite, gado de corte, estudantes do Colégio Agrícola de Água Doce (CEDUP) e lideranças locais. A excursão foi organizada pela Secretaria de Agricultura e Epagri de Água Doce.

Assessoria de Imprensa

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar